terça-feira, 5 de maio de 2015

Psicologia Educacional

    A Psicologia Educacional é a área da psicologia que aborda todas as problemáticas referentes à educação e aos processos de ensino e aprendizagem nas crianças e adultos. A Psicologia Educacional busca incessantemente respostas para questões tais como: quais os mecanismos de aprendizagem promotores de desenvolvimento? Quais as metodologias educacionais mais eficazes? E qual o contexto escolar mais eficiente? A sua abrangente consideração estende-se da especificidade do indivíduo até à política institucional por ele frequentada. 
    O psicólogo desta área dedica-se prioritariamente à avaliação e diagnóstico de dificuldades de aprendizagem ou necessidades educativas especiais, desenvolvendo e aplicando estratégias de reeducação e intervenção psico-pedagógicas adaptadas às problemáticas individuais. Intervém a nível individual, de grupo, institucional ou comunitário.  A par da intervenção individualizada com o aluno e a família, frequentemente o psicólogo educacional articula com outros técnicos intervenientes no processo académico, nomeadamente educadores e docentes. Ou seja, interessa-se com a forma como os alunos aprendem e se desenvolvem, por vezes em subgrupos particulares como crianças com determinada deficiência. Existem vários métodos para se fazer a avaliação e diagnóstico das dificuldades de aprendizagem anteriormente mencionadas, entre elas: sessões de grupo com educadores e professores; conversas, colóquios ou conferências sobre temáticas propostas por alunos, educadores, professores e pais e avaliação colectiva ou individual. 
    A Psicologia Educacional é essencial para o desenvolvimento humano, pois este passa por várias etapas e fases da vida. O seu objectivo é a promoção da qualidade e do desenvolvimento das pessoas. 




Catarina Carneiro 12ºA

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