A natureza em oposição a nurture é uma das mais antigas
questões filosóficas dentro da psicologia.
A natureza refere-se a todos os genes e fatores hereditários
que influenciam quem nós somos, desde as nossas características físicas às características
da nossa personalidade.
Nurture refere-se a todas as variáveis ambientais que
exercem impacto sobre quem somos, incluindo as experiências da primeira
infância, as nossas relações sociais, e a cultura que nos é transmitida.
A grande questão é “O que nos torna humanos?” e a esta se
seguem outras como “O que distingue os homens dos animais?”, “É o nosso
comportamento influenciado pela genética ou por fatores ambientais?”, “A nossa
personalidade é o resultado das experiências de vida ou resulta de traços
herdados?”
Alguns filósofos, como Platão e Descartes, sugeriram que
certas coisas são inatas, são independentes de influências ambientais. Outros
pensadores bem conhecidos, como John Locke, acreditavam no que é conhecido como
“tabula rasa”, o que sugere que a mente começa como uma tábua em branco. De acordo com
esta noção, tudo o que somos e todo o nosso conhecimento é determinado pela
nossa experiência.
Porém, a interação de hereditariedade e ambiente é muitas
vezes o fator mais importante. Kevin Davies, descreveu um exemplo fascinante
deste fenómeno: arremesso perfeito é a capacidade de detectar o tom de um som
musical, sem qualquer referência. Os pesquisadores descobriram que essa
capacidade tende a estar presente em certas famílias e acreditam que pode ser
vinculado a um único gene. No entanto, eles também descobriram que possuir o
gene sozinho não é suficiente para desenvolver esta habilidade. Em vez disso, a
formação musical durante a primeira infância é necessária para permitir que o
indivíduo manifeste a capacidade que herdou.
Hoje, a maioria dos especialistas acredita que o
comportamento e desenvolvimento são influenciados tanto pela pelos fatores
premeditados, os genes, como pelos fatores externos, pela socialização no meio
em que os indivíduos estão inseridos.
Elisabete Marinho 12ºA
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