sábado, 23 de maio de 2015

Esquecimento, bom ou mau?


O esquecimento é normalmente associado a uma falha do cérbero ou até mesmo uma patologia que homem possa sofrer. Mas sem o esquecimento ser-nos ia impossível continuar a memorizar nova informação.

Portanto pode-se associar o esquecimento  a um filtro para a nossa memória daquilo que ainda nos é importante, chama-se a este processo função seletiva e adaptativa. A própria memória também apresenta um carácter adaptativo, pois ela é capaz de selecionar do todo aquilo a que somos expostos no dia a dia para apenas reter parte dela. Este processo acontece na transformação da memória a curto prazo para a de longo prazo em que por vezes a primeira é esquecida para dar lugar nova informação.

O esquecimento ainda assim pode ser algo mau para um indivíduo quando este sofre de esquecimento regressivo, este pode apresentar dificuldades ou tornar-se incapaz de reter novo conhecimento ou recordá-lo. Este tipo de esquecimento pode ser causado por degenerescência dos tecidos cerebrais e ataca sobretudo pessoas de certa idade.

Os esquecimentos podem ser divididos em 3 tipos:

- Por interferência de aprendizagem (a seleção da informação);














- Regressivo (devido a problemas biológicos no cérbero);













- Motivado (acontece quando é necessário esquecer algo negativo da nossa vida).










Eduardo Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário