quarta-feira, 13 de maio de 2015

Psicologia




A psicologia é o estudo científico do comportamento e das funções mentais do ser humano. A palavra psicologia provém dos termos gregos psico (alma ou atividade mental) e logia (estudo).
Um profissional que trabalhe neste campo é chamado de psicólogo, a sua função é tentar compreender o papel das funções mentais no comportamento individuas e social, estudando também os processos fisiológicos e biológicos que acompanham os comportamentos e funções cognitivas.
Segundo o psicólogo austríaco H. Rohracher, psicologia “é a ciência que investiga os processos e estados de conscientes, assim como as suas origens e efeitos”.
A psicologia procura descrever sensações, emoções, pensamentos, perceções e outros estados motivadores do comportamento humano. Sendo que os comportamentos dos animais são estudados pela etologia.
Grande parte das investigações em psicologia são feitas através do método de observação, sendo a observação mais utilizada a observação sistemática, delimitada pelas condições do que se pretende observar. Noutros casos, a observação é ocasional, isto é, não se segue um plano pré-estabelecido.
O psicólogo alemão Wilhelm Wundt (1832-1920) foi o fundador do primeiro laboratório de psicologia experimental em Leipzig, Alemanha (1879). A psicologia experimental surgiu na Alemanha com Wundt e em França com Ribot, que se expandiu mediante a investigação do pensamento, da vontade, dos reflexos condicionados (Pavlov), da introdução da análise fatorial (Ch. Spearman) e finalmente, da medição da inteligência (A. Binet).
A partir dessas investigações experimentais, deu-se a separação entre a Filosofia e uma nova disciplina que foi denominada Psicologia Moderna.

  • ·         Psicologia Social

Psicologia social é o ramo da psicologia que obteve maior desenvolvimento na primeira metade do século XX. Tem como objeto de estudo o comportamento social dos seres humanos no contexto de grupos e aborda fenômenos como o encontro social, interdependência e interação social.
  • ·         Psicologia organizacional

Relacionada com a psicologia do trabalho, a psicologia organizacional estuda os fenômenos que ocorrem no contexto de organizações e instituições. Considera também situações do processo laboral e situações relacionadas com a gestão de recursos humanos.
  • ·         Psicologia infantil


Área da psicologia evolutiva que se ocupa da investigação e estudo das manifestações psíquicas na idade infantil. Desde a obra inovadora de W. Preyer (Die Seele des Kindes, 1888), a psicologia infantil nos EUA (S. Hall), na Suíça (J. Piaget) e na Alemanha (K. Groos) se transformou em uma ciência ramificada onde a psicanálise e a psicologia individual têm um papel importante. Para além do registro de cada um dos períodos evolutivos, são investigadas diversas funções em particular, como a evolução da fala, da memória, dos sentimentos do valor, etc.

                                                                                                                                 Ana Silva, 12ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário