Pois bem, vou falar a toda a comunidade ''mindgames'' da ferramenta que todos temos na nossa tola, tema do trabalho do meu grupo nas apresentações deste ano em psicologia.
Podia estar aqui a falar horas e horas desta tão complexa ferramenta que se denomina de cérebro, que o tempo não me chegava para fazer trespassar toda a importância que este tem para o funcionamento funcional de todo o nosso organismo.... Nós somos a playstation, o cérebro é o comando... e para quê ter a playstation se não temos o comando?
Sem querer estar a aprofundar muito, porque acho que maior parte de vocês olham para isto e deixam logo de ler devido á confusão que as letras vos fazem, todos sabemos que o cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso em todos os animais vertebrados, e em muitos invertebrados. Nos vertebrados o cérebro localiza-se na cabeça protegido pelo crânio, próximo aos aparatos sensoriais primários: visão, audição, equilíbrio, paladar, e olfato.Num senso estrito, cérebro é o conjunto das estruturas nervosas derivadas do prosencéfalo (diencéfalo e telencéfalo). Em linguagem corrente, este termo pode designar o encéfalo como um todo, o telencéfalo ou o córtex cerebral.Os cérebros podem ser extremamente complexos. O cérebro humano contém cerca de 86 bilhões de neurônios, ligados por mais de 10.000 conexões sinápticas cada. Esses neurônios comunicam-se por meio de fibras protoplasmáticas chamadas axônio, que conduzem pulsos em sinais chamados potencial de ação para partes distantes do cérebro e do corpo e as encaminham para serem recebidas por células específicas.
Neurónios do cerebelo de um pombo |
Para acabar vou falar-vos mais um bocado da célula mais importante do nosso organismo, neurónio.O neurónio é a célula do sistema nervoso responsável pela condução do impulso nervoso, pode ser considerado a unidade básica da estrutura do cérebro e do sistema nervoso.A membrana exterior de um neurónio toma a forma de vários ramos chamados dendrites. que recebem sinais eléctricos de outros neurónios, e de uma estrutura a que se chama um axônio que envia sinais eléctricos a outros neurónios. O espaço entre as dendrites de um neurónio e as telodendrites de outro é o que se chama uma fenda sináptica: os sinais são transportados através das sinapses por uma variedade de substâncias químicas chamadas neurotransmissores. O córtex cerebral é um tecido fino composto essencialmente por uma rede de neurónios densamente interligados tal que nenhum neurónio está a mais do que algumas sinapses de distância de qualquer outro neurónio.
(Toda esta informação foi tratada e retirada do nosso manual de psicologia.)
(Toda esta informação foi tratada e retirada do nosso manual de psicologia.)
HUGO GONÇALVES
Sem comentários:
Enviar um comentário