sexta-feira, 5 de junho de 2015

O que é a imaginação?

Imaginação é uma capacidade mental que permite a representação de objetos segundo aquelas qualidades dos mesmos que são dadas à mente através dos sentidos.
A imaginação diz respeito à capacidade mental para relacionar, criar, inventar ou construir imagens. Este processo criativo pode intervir tanto em fantasias como na criatividade artística e intelectual. O termo é derivado do latim imaginatio. Aristóteles deu-nos uma primeira reflexão teórica sobre o conceito de imaginação que se refere apenas ao processo mental através do qual concebemos uma imagem. A mente humana, segundo Aristóteles, não é capaz de pensar sem imagens. Este procedimento mental faz parte da atividade de todas as formas de pensamento e não se confunde com o que se virá a designar por criatividade ou imaginação criativa. Está portanto ligado ao senso comum, isto é, àquela parte da mente que é responsável pela representação inteligível das coisas. De forma simplificada dizemos que o conceito de imaginação consiste no processo mental de representação das coisas que não são imediatamente presentes aos sentidos. A imaginação é uma forma de representação do que sentimos não existir no nosso mundo próximo.
A imaginação permite ao ser humano conceber um mundo imaginário. É assim uma imaginação produtora e que pode enriquecer o nosso espírito, já que é a representação de uma realidade ausente, mas que permite a existência da liberdade do espírito.
Na psicologia mais racionalista, a imaginação tem um carácter negativo. Por exemplo, para Pascal, a imaginação é a mestra da falsidade e do erro, pois não fornece critério seguro para distinguir o falso do verdadeiro.
Na corrente inspirada por Descartes, a imaginação tem como função produzir a aparência e produz erros no espírito. Segundo Descartes, é necessário romper com a aparência ilusória das coisas que nos surgem pelas imagens. São qualidades secundárias pois o subconsciente pronuncia-se à consciência.
‘’Logic will get you from A to B. Imagination will take you everywhere.’’
Albert Einstein


Sem comentários:

Enviar um comentário