sexta-feira, 5 de junho de 2015

Lentificação



Comparando o desenvolvimento do cérebro humano com o desenvolvimento do sistema nervoso central de outros mamíferos, constatamos que no ser humano o processo se desenrola de forma muito mais lenta. O mesmo se passe se fizermos a comparação entre o tempo necessário para o cérebro se desenvolver e o de outros órgãos que fazem parte do nosso organismo.
  Já vimos que, ao nascer, o ser humano apresenta um cérebro imaturo, inacabado. O processo de desenvolvimento, de amadurecimento pós-natal, é lento. E é precisamente esta lentidão que lhe vai trazer vantagem ao possibilitar a influência do meio e, portanto, uma maior capacidade de aprendizagem.
    É precisamente o carácter embrionário do cérebro, o seu inacabamento, que permite a adaptação biológica do individuo, mesmo no estado adulto. Já vimos que a necessidade de adaptação, de resposta aos estímulos do meio, produz modificações sinápticas e a renovação de neurónios no adulto. É precisamente a imaturidade do cérebro adulto que lhe faculta esta capacidade. Diferentemente de outras espécies, o carácter imaturo do cérebro humano prolonga-se ao longo da vida tornando-se uma vantagem.


Realizado Por: José Faria 12A n 20

Sem comentários:

Enviar um comentário