Todos os comportamentos adotados por um indivíduo podem ser
caracterizados como fruto do processo de aprendizagem contínuo e regular. O
modo como andamos, como arrumamos as coisas, como falamos, e como lemos, são
alguns dos muitos aspectos que resultam desta mesma assimilação de
conhecimentos.
Podemos então definir a aprendizagem como uma modificação do
comportamento ou do conhecimento que resulta quer do exercício, quer do treino,
ou até mesmo da experiência.
Assim, pudemos distinguir vários tipos de aprendizagem que
diferem uns dos outros por causa da sua natureza. Temos assim:
-Aprendizagem
não associativa;
-Aprendizagem
associativa;
-Aprendizagem
por observação e imitação;
-Aprendizagem
com recurso a símbolos e representações.
Aprendizagem
não associativa: a falta de reacção a determinados estímulos do meio,
constitui assim uma aprendizagem não associativa. A capacidade do Homem de se
habituar ao meio que o rodeia faz com que este não reaja a certos estímulos
exteriores. Por outro lado o Homem também adquire a sensitização, que é a
capacidade do mesmo de continuar atento a possíveis ameaças e perigos do mundo
exterior.
Aprendizagem
associativa: tem essencialmente dois tipos (condicionamento clássico e
condicionamento operante). O condicionamento clássico caracteriza a capacidade
de um ser de associar um estímulo a uma actividade reconhecida pelo mesmo, como
é exemplo a salivação do cão quando lhe é associada uma campainha à sua comida,
uma vez que este associa o toque da campainha à comida e assim saliva. Por
outro lado temos o condicionamento operante que afirma que através do reforço e
da consequência, um ser vai assim aprender a responder segundo uma ideia de
castigo ou recompensa aprendendo assim a receber a recompensa ou a sofrer o
castigo.
Aprendizagem
por observação e imitação: muitos dos comportamentos adquiridos por um Homem,
acontecem devido á observação e imitação do mundo exterior. Este tipo de
aprendizagem também é designado como aprendizagem social ou aprendizagem por
modelação. Assim se pode conduzir á aquisição de novos comportamentos e
maneiras de agir através da capacidade reflexiva do ser humanos, que o faz ter
a capacidade de ver e reproduzir o que vê.
Aprendizagem
com recurso a símbolos e representações: através da utilização da memória e
da comparação a elementos nela presentes, um Homem é capaz de adquirir
conhecimento. Estes processos cognitivos têm como função pegar em conhecimentos
previamente adquiridos e assim molda-los segundo uma nova percepção acerca dos
mesmos.
Em suma a aprendizagem do Homem é um factor que tem várias
raízes, ou seja, deste grande tema que é a aprendizagem pudemos enraizar e
distinguir pequenas diferenças que juntas se assimilam neste processo de
adquirir conhecimentos.
Pedro Lopes nº25 12ªB
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