quinta-feira, 4 de junho de 2015

Aprendizagem




Todos os comportamentos adotados por um indivíduo podem ser caracterizados como fruto do processo de aprendizagem contínuo e regular. O modo como andamos, como arrumamos as coisas, como falamos, e como lemos, são alguns dos muitos aspectos que resultam desta mesma assimilação de conhecimentos.
Podemos então definir a aprendizagem como uma modificação do comportamento ou do conhecimento que resulta quer do exercício, quer do treino, ou até mesmo da experiência.
Assim, pudemos distinguir vários tipos de aprendizagem que diferem uns dos outros por causa da sua natureza. Temos assim:
                -Aprendizagem não associativa;
                -Aprendizagem associativa;
                -Aprendizagem por observação e imitação;
                -Aprendizagem com recurso a símbolos e representações.

 

Aprendizagem não associativa: a falta de reacção a determinados estímulos do meio, constitui assim uma aprendizagem não associativa. A capacidade do Homem de se habituar ao meio que o rodeia faz com que este não reaja a certos estímulos exteriores. Por outro lado o Homem também adquire a sensitização, que é a capacidade do mesmo de continuar atento a possíveis ameaças e perigos do mundo exterior.
Aprendizagem associativa: tem essencialmente dois tipos (condicionamento clássico e condicionamento operante). O condicionamento clássico caracteriza a capacidade de um ser de associar um estímulo a uma actividade reconhecida pelo mesmo, como é exemplo a salivação do cão quando lhe é associada uma campainha à sua comida, uma vez que este associa o toque da campainha à comida e assim saliva. Por outro lado temos o condicionamento operante que afirma que através do reforço e da consequência, um ser vai assim aprender a responder segundo uma ideia de castigo ou recompensa aprendendo assim a receber a recompensa ou a sofrer o castigo.
Aprendizagem por observação e imitação: muitos dos comportamentos adquiridos por um Homem, acontecem devido á observação e imitação do mundo exterior. Este tipo de aprendizagem também é designado como aprendizagem social ou aprendizagem por modelação. Assim se pode conduzir á aquisição de novos comportamentos e maneiras de agir através da capacidade reflexiva do ser humanos, que o faz ter a capacidade de ver e reproduzir o que vê.
Aprendizagem com recurso a símbolos e representações: através da utilização da memória e da comparação a elementos nela presentes, um Homem é capaz de adquirir conhecimento. Estes processos cognitivos têm como função pegar em conhecimentos previamente adquiridos e assim molda-los segundo uma nova percepção acerca dos mesmos.
 Em suma a aprendizagem do Homem é um factor que tem várias raízes, ou seja, deste grande tema que é a aprendizagem pudemos enraizar e distinguir pequenas diferenças que juntas se assimilam neste processo de adquirir conhecimentos.

Pedro Lopes nº25 12ªB
               

Sem comentários:

Enviar um comentário