quinta-feira, 4 de junho de 2015

PRECONCEITO

Preconceito significa pré-julgamento ou pré-juízo, manifesta-se geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, culturas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos".


Na maior parte das vezes é constituída por sentimentos negativos como desconfiança ou desprezo. O preconceito pode acontecer de uma forma banal, através de um pensamento, por exemplo: que feio, que gorda, que magro, como é burro o "preto", "alentejanos são preguiçosos", numa situação de roubo dizer "deve ter sido uma família de ciganos" ou como uma pessoa de etnia árabe ser vista como uma potencial ameaça por uma parte da população ocidental vista como terrorista. As formas mais comuns de preconceito são: social, racial (racismo), cultural e sexual (homofobia).



Contudo, aliado ao preconceito está o estereótipo (todos os elementos de um certo grupo têm as mesmas características). Ou seja, enquanto que o estereótipo transmite os elementos cognitivos, o preconceito acrescenta uma componente afetiva/avaliativa.

De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada estereótipo. Ainda assim, observar características comuns a grupos são considerados preconceituosas somente quando entrarem para o campo da agressividade ou da discriminação, caso contrário reparar em características sociais, culturais ou mesmo de ordem física por si só, não representam preconceito, elas podem estar apenas a demonstrar costumes, modos de determinados grupos ou mesmo a aparência de povos de determinadas regiões, de uma forma ilustrativa ou educativa, por vezes questionada pela Ciência e a Psicologia.

O preconceito, assim como as atitudes, dividem-se em três componentes: componente cognitiva (estereótipo geralmente negativo face a um grupo social), componente afetiva (sentimentos que se experimentam em relação ao objeto do preconceito), e componente comportamental (orientação do comportamento face à pessoa ou grupo).





"Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito." Albert Einstein
"Não tenho preconceitos, odeio a todos igualmente." George Bernard Shaw




Ricardo Faria
12ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário