terça-feira, 17 de março de 2015

Ser criança: um tempo de brincadeira, ou um tempo de responsabilidade?



                "A criança é o pai do Homem"
                
                Esta célebre frase de Sigmund Freud ( fundador da psicanálise) pode não fazer sentido para grande parte dos seus leitores, mas está cheia de significado e de valor.
                Como sabemos, a infância é uma das fases mais importante da vida de um ser humano, e é neste período de tempo que um jovem “decide” o Homem que irá um dia ser. O desenvolvimento de um indivíduo no período de tempo em que ele nasce e percorre toda a sua infância é muitas vezes o alvo de estudo de cientistas, que o caracterizam como o momento fulcral no desenvolvimento da pessoa. Desde a amamentação, até ao tipo de brinquedos que as crianças usam, tudo isto influênciar a personalidade do ser, e ocupam um papel importantíssimo na maneira como o adulto vai atuar, pensar...

                Esta frase proferida por este estudioso revela isto mesmo. Na minha opinião, Freud pretendia afirmar que é na fase de criança que se “fazem as escolhas” para o futuro, ou seja, é neste estádio que fica se decide a maneira do futuro ser. Tal como um pai faz as decisões da sua criança quando esta ainda não as pode fazer por si só, a criança, neste caso, também faz decisões (ainda que involuntárias) do seu futuro. São involuntárias pois nenhuma criança sabe que o faz, e são coisas como traumas, vivências( entre outros ) que condicionam o futuro indivíduo, sendo que estes traumas ficam incutidos no subconciente da criança e lá permanecem até que esta morra. E é a partir do subconsciente que se molda a personalidade do adulto, que depois age segundo estas “regras” impostas pelo seu subconciente sobre o qual ele não tem qualquer tipo de controlo e por vezes nem se apercebe disso.
                Não por Freud, mas sim por Piaget, esta importância desta fase da vida foi notada, e posteriormente estudada levando assim ao aparecimento dos estádios de desenvolvimento. Estes são separações feitas por Piaget que designam as várias fases da infância sendo capazes de destinguir as fases de aprendizagem na criança e o que é conseguido por esta nestas mesmas fases. Existem 5 estádios que devem ser notados:
o   Estádio oral( 0-18 meses )
o   Estádio anal( 18m-4 anos )
o   Estádio fálico( 4-6 anos )
o   Estádio de latência (6a – puberdade )
o   Estádio genital (após a puberdade)
São estas as diferentes etapas que todos nos passamos sem se quer darmos por isso, e é aqui que começam a existir os primeiros sinais de um indivíduo pensante, possuidor de instintos inatos (libido) e também de um ser social capaz de interagir com os outros de forma adequada na sua sociedade. A presença de instintos inatos (como o da sexualidade) vão ser aqui notados a criança começa assim a tentar satisfazê-los, mesmo que não saiba como. Primeiramente esta vira-se para o seu corpo e tenta entendê-lo, mas com o decorrer dos anos começa a perceber o que o rodeia e começa a pensar em outras pussybilidades.
Em suma, todo o ser é um ser complexo, e contrariamente ao que é pensado pelas pessoas o adulto não tem total capacidade de atuar da forma que quer, e de pensar da forma que pretende, pois por vezes esta capacidade foi ofuscada por causa de eventos acontecidos no seu passado.

                                                                                                      Pedro Lopes nº25 12ºB

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