Freud, o fundador da psicanálise, formou-se em medicina como Psiquiatra, tendo sido também neurologista. Começou a trabalhar usando como método para a eliminação de sintomas de distúrbios, a hipnose. Pouco a pouco deixou de lado esse método, porque nem todos os pacientes conseguiam estar concentradas.
Freud passa depois a usar a psicanálise que é o procedimento usado para fazer a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo.
Na psicanálise, a pessoa que é analisada, está numa postura de relaxamento e é lhe pedido que diga a tudo o que lhe vem à mente, as suas aspirações, angústias, sonhos, fantasias e todas as experiências vividas, sendo tudo isto analisado pelo analista que tenta manter uma atitude de neutralidade, não julgando a pessoa que está a ser analisada, tentado assim criar um ambiente seguro.
Ao ouvir os seus pacientes, Freud constatou que os problemas se originaram devido a falta de aceitação cultural, ou seja, os desejos que os analisados tinham eram reprimidos, relegados ao inconsciente.
Em conclusão, podemos dizer que a teoria de Freud sobre a Psicanálise teve um papel fundamental para esclarecer atitudes sobre o comportamento humano psíquico, quando procurava entender a forma de pensar e agir sobre determinadas atitudes.
Luís Martins
Sem comentários:
Enviar um comentário