quinta-feira, 20 de novembro de 2014

INCONFORMISMO: UM EXEMPLO OU UM ENTRAVE?

O inconformismo é por vezes uma palavra desconhecida pelo cidadão comum, mas que, sem este saber foi o que moldou a sociedade até ao que é hoje.
Se por um lado este conceito é inovador e importantíssimo no desenvolvimento social, também apresenta um lado mais preocupante e que não condiz com as normas da sociedade: são estes os chamados comportamentos desviantes positivos e negativos.
Um sector onde o lado positivo do inconformismo se encontra concentrado é na arte. Opor-se  a um certo estilo musical que se considera o “estilo musical da época”, ou a simples mudança no tipo de quadros pintados  é uma evidencia deste
tipo de inconformismo. Neste caso nomes como Kurt Cobain (um ícone do mundo da música),Van Gogh (pintor do sec.XIX),e mais atualmente o grupo de hackers conhecidos como Anonymous, destacam-se pois são o exemplo de pessoas que não acreditavam que o que a “norma” mandava devia ser cumprido à risca, e por isso é que se sobressaem nos seus devidos campos artísticos. É assim que, neste caso, a arte mostra a sua capacidade evolutiva, e também mostra o que uma simples pessoa ou um grupo de pessoas pode conseguir se simplesmente se limitar a seguir a expressão “think outside the box” e “lutar” por aquilo que acredita.
Por outro lado, e como quase tudo na vida, o inconformismo tem uma faceta mais preocupante e negativa. Se por um lado a luta por aquilo que acreditam seja considerado um fator de desenvolvimento, por outro lado as ideologias erradas podem levar a um comportamento denominado desviante negativo. O caso mais flagrante deste tipo de vertente inconformista encontra-se no ramo político onde por vezes as ideologias que se consideram moralmente erradas são levadas a cabo. O tipo inconformismo político está muito bem exemplificado pela conhecida politica Nazi. Adolf Hitler(militar político e antigo chanceler alemão) pode ser considerado um inconformista, mas contudo, a sua política de extermínio de pessoas de outra raça é considerado o grande exemplo do inconformismo desviante negativo. Foi assim que se implementou este modo de governação na Alemanha principalmente, mas também a capacidade inconformista de resistir e lutar contra estes ideais foi o que fez com que estes ideais fosse abolidos e que o mundo mudasse neste sentido.
Em suma, este tipo de comportamento pode ser encarado como uma fator determinante para o incentivo da mudança ou também pode ser visto como um retrocesso a nível de desenvolvimento quer social, político ou cultural.

Pedro Lopes, 12ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário