quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Existe ser humano sem cultura?


A implementação da cultura no ser humano é uma responsabilidade da sociedade que o rodeia. A partir da existência deste ser vivo, ele automaticamente fica inserido numa cultura pela qual não pode mudar ou escolher pois não tem capacidade e auto dependência para isso.


A cultura tem sempre de existir seja qual for a sociedade. Têm de existir regras,normas, valores e princípios que regulem o que esta certo e errado, estes conceitos do bom/mau são adquiridos em criança através de um processo de aprendizagem.

Uma pessoa criada numa cultura jeová não tem as mesmas normas que uma pessoa criada numa cultura cristã (na cultura jeová é proibido comer carne de porco e na cristã não o é, por exemplo).

Respondendo ao título, é possível um ser humano sem cultura, mas consequentemente é um animal, pois não se rege por princípios, normas ou deveres morais...Um exemplo é se "pegarmos" numa criança e a inserirmos numa floresta onde é acolhida por uma sociedade de macacos, ela mais tarde irá fazer o que os macacos fazem, pois foi assim que no seu processo de aprendizagem ele observou e aprendeu (este ser humano não irá ser bípede, não saberá falar com os humanos, apenas saberá o que lhe foi transmitido). Mesmo que se cruze com a sua espécie, a nossa cultura não lhe vai interessar.

Pode-se afirmar que a cultura que cada pessoa tem é devido aos pais, polícias, professores, amigos, políticos, juízes, padres, etc, cada uma destas identidades transmite/ensina normas,regras que regem a ordem) ou seja, tudo o que nos rodeia.

Ricardo Faria

Sem comentários:

Enviar um comentário