A implementação da cultura no ser humano é uma responsabilidade da sociedade que o rodeia. A partir da existência deste ser vivo, ele automaticamente fica inserido numa cultura pela qual não pode mudar ou escolher pois não tem capacidade e auto dependência para isso.
Uma pessoa criada numa cultura jeová não tem as mesmas normas que uma pessoa criada numa cultura cristã (na cultura jeová é proibido comer carne de porco e na cristã não o é, por exemplo).
Respondendo ao título, é possível um ser humano sem cultura, mas consequentemente é um animal, pois não se rege por princípios, normas ou deveres morais...Um exemplo é se "pegarmos" numa criança e a inserirmos numa floresta onde é acolhida por uma sociedade de macacos, ela mais tarde irá fazer o que os macacos fazem, pois foi assim que no seu processo de aprendizagem ele observou e aprendeu (este ser humano não irá ser bípede, não saberá falar com os humanos, apenas saberá o que lhe foi transmitido). Mesmo que se cruze com a sua espécie, a nossa cultura não lhe vai interessar.
Pode-se afirmar que a cultura que cada pessoa tem é devido aos pais, polícias, professores, amigos, políticos, juízes, padres, etc, cada uma destas identidades transmite/ensina normas,regras que regem a ordem) ou seja, tudo o que nos rodeia.
Ricardo Faria
Sem comentários:
Enviar um comentário