A história assiste á construção de um mundo inter-humano. Este mundo construído constitui o ambiente suporte e proteção dos seres humanos e das suas formas de vida, estes organizam sociedades e criam cultura, conferindo ao indivíduo características humanas.
A cultura é mais do que uma soma de crenças, artefactos, valores, regras e costumes, esta é uma totalidade onde se conjugam estes diversos elementos materiais e simbólicos. Todos estes elementos, simbólicos e materiais, encontram-se organizados de forma dinâmica no todo cultural, isto é, mudam e influenciam-se mutuamente a cada momento.
É fundamental ter em conta a dimensão social e cultural para que possamos compreender os seres humanos e a forma como se comportam.
Para além de produtos da cultura, o ser humano também é o seu produtor. A forma como pensamos, nos comportamos, o que escolhemos, as opções que tomamos fazem parte da cultura em que estamos integrados, da sua construção, transmissão e transformação. A influência entre processos psicológicos e a cultura é mútua, dinâmica e permanente.
A sociedade está associada à cultura através das normas, estando essa divida em grupos sociais, como família, amigos, empresas, escolas, hospitais entre outras.
A cultura é tudo o que o homem acrescenta à Natureza e não existe nela.
Anabela Freitas
Sem comentários:
Enviar um comentário