segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Conhecimento Científico

O conhecimento é um conjunto de informação armazenada por intermédio da experiência ou da aprendizagem, ou através da introspeção. No sentido mais extenso do termo, trata-se da posse de múltiplos dados interrelacionados que, por si só, têm um menor valor qualitativo.
Para o filósofo grego Platão, o conhecimento é aquilo que é necessariamente verdadeiro. Por sua vez, a crença e a opinião ignoram a realidade das coisas, pelo que fazem parte do âmbito do provável e do aparente. 
O conhecimento deve a sua origem à percepção sensorial, seguindo-se o entendimento e acabando, por fim, na razão. Diz-se que o conhecimento é uma relação entre um sujeito e um objecto. O processo do conhecimento envolve quatro elementos: sujeito, objecto, operação e representação interna.
Sempre que o conhecimento se pode transmitir de um sujeito para outro através de uma comunicação formal, fala-se de conhecimento explícito. No entanto, se o conhecimento for difícil de comunicar e se se relacionar com experiencias pessoais ou com modelos mentais, fala-se então de conhecimento implícito.
A ciência considera que, para alcançar o conhecimento, é necessário seguir um método. O conhecimento científico não só deve ser válido e consistente do ponto de vista lógico, como também deve ser provado através do método científico ou experimental.
A forma sistemática de criar conhecimento, segundo a ciência tem duas etapas: a pesquisa básica, durante a qual se avança na teoria; e a pesquisa aplicada, durante a qual se aplica a informação.



Catarina Carneiro

Sem comentários:

Enviar um comentário