sábado, 6 de dezembro de 2014

"Nature VS Nurture"


A discussão acadêmica e popular sobre natureza e educação relaciona-se com a importância relativa das qualidades inatas de um indivíduo, em comparação com as experiências pessoais causando diferenças individuais em traços físicos e comportamentais.
O conceito reconhecido na expressão "Natureza vs Criação" tem sido criticado por sua simplificação dupla de parâmetros estreitamente entrelaçadas, como por exemplo, um ambiente de riqueza, educação e privilégios sociais muitas vezes são historicamente passadas à descendência genética, apesar de riqueza, educação e privilégio social não fazer parte do sistema biológico humano, e por isso não pode ser diretamente atribuído à genética.

«No século XXI, um consenso está se desenvolvendo em que ambos os agentes genéticos e ambientais influenciam o desenvolvimento de forma interativa, no campo das ciências sociais e políticas, a "Natureza vs Criação" debate pode ser contrastado com a " Autonomia individual vs Socialização" debate.»

Comentário:
A parte biológica do homem é tudo aquilo com que já se nasce, daí um ser humano que viva sozinho vai apenas depender e usar aquilo com que nasceu, tendo a sua própria autonomia sendo capaz de criar ferramentas que o ajude, mas apenas dependerá de si. Já se o ser for educado a partir da nascença e sofrer a “Socialização” dentro dos vários grupos da sociedade em que ele se inserir ele depende das várias pessoas quem passa o seu tempo. Mas nunca perderá a sua parte biológica por isso ele está sempre definido pela sua biologia.

Curiosidade:

«Muitos dos cientistas entrevistados em 2014 dizem que a distinção familiar entre natureza e educação tem perdido sua utilidade e deve ser reformado. Uma razão é a explosão de trabalho no campo da epigenética. Os cientistas acreditam que existe um trajeto longo e sinuoso, com muitos ciclos de realimentação, a partir de um determinado conjunto de genes com uma característica do organismo adulto. A cultura é um fenômeno biológico, um conjunto de habilidades e práticas que permitem que membros de uma geração para aprender, mudar e passar os resultados dessa aprendizagem para a próxima geração.»


Eduardo Freitas

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