A Psicologia Educacional é um ramo da psicologia que se dedica ao estudo das problemáticas da educação, do processo ensino-aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, bem como ao estudo da eficácia e promoção de estratégias educacionais.
Depois
de uma análise do funcionamento cognitivo e do potencial de aprendizagem, são
elaboradas estratégias para compensar as dificuldades, dificuldades essas que
podem estar associadas a problemas de
memória (dificuldade em aprender, selecionar e relacionar a informação
obtida com a anterior e mantê-la por alguns períodos de tempo), disortografia (disfunção que consiste
em cometer um número excessivo de erros ortográficos), disgrafia (consiste numa dificuldade ao nível da escrita
caraterizada pela inversão de sílabas, omissão de letras,…), hiperatividade (caracteriza-se pela
incapacidade de estar quieto, atento, concentrado e cumprir ordens), dislexia (dificuldade em ler e
compreender a escrita), entre outras.
Outra área de intervenção deste ramo da psicologia é a orientação escolar e
profissional e o seu objetivo é avaliar os interesses e aptidões dos alunos
e simultaneamente estimular a procura e compreensão de informação relativa ao
contexto escolar e profissional. Concluindo como "Educar é crescer. E crescer é viver." todos devem ser educados mesmo que com mais dificuldades, daí que a psicologia educacional tenha grande importância.
Luís Martins
Sem comentários:
Enviar um comentário