quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Wundt e o Associacionismo

   
    De acordo com Wundt a a percepção corresponderia ao processo de organização dos elementos mentais no sentido da formação de uma síntese criativa, ou seja, é a reunião das partes elementares que constituem a experiência consciente e à elaboração de novas propriedades a partir da organização mental dessas partes.
    Desta forma, a meta final de Wundt era a determinação das leis de conexão ou de associação que regiam a organização dos elementos constitutivos da consciência, isto é, a sua síntese em processos cognitivos superiores por meio da percepção.
Para estudar a mente humana, Wundt procurou decompô-la a partir dos seus constituintes: as sensações. Para tal, submetia um grupo de sujeitos que, fazendo uma auto-análise, lhe descreviam tudo o que sentiam, pensavam, ou seja, sensações resultantes duma situação experimental específica. Esta auto-observação do sujeito seria, posteriormente, analisada pelo investigador, observador externo.
    Ao usar-se como método, a introspecção controlada, o estudo da psicologia tornou-se muito limitado porque foi feita uma análise interna e apenas tivemos matéria de estudo, a partir daquilo que o sujeito descrevia (não tínhamos a certeza da verdade). Assim, não foi possível estudar-se o comportamento de um indivíduo débil mental, de um animal ou de uma criança.


Catarina Carneiro, 12ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário