terça-feira, 28 de abril de 2015

O que é a Mente?


As conceções sobre o que é a mente, sobre o modo de compreender o ser humano, as suas experiências interiores e os seus comportamentos foram mudando ao longo do tempo. Durante muito tempo associou-se o conceito de mente á dimensão cognitiva do ser humano, ou seja, falar em mente humana era o mesmo que falar em raciocínio, dedução, abstração, em juízos, em conceitos…. A mente era encarada como a manifestação da racionalidade humana, pelo que estaria na base da produção do conhecimento científico. A mente era vista como uma atividade consciente independente dos sentimentos, emoções, desejos e afetos.
Por influência das descobertas das neurociências e pelas novas perspetivas sobre o ser humano compreendeu-se que o funcionamento mental não se reduzia à dimensão cognitiva, à produção racional, abstrata dos conhecimentos também implicava a emoção, os sentimentos, a afetividade, a ação.
 A mente é um sistema que integra os processos cognitivos, relacionados com o saber; processos emocionais, relacionados com o sentir; e conativos, relacionados com o fazer. A mente é uma manifestação total destes processos mentais que interagem constantemente de forma complexa. Existe uma relação entre a mente e o mundo interior, isto é, verifica-se uma relação entre o que pensamos e sentimos e o que fazemos.

Filipa Rodrigues Oliveira
12ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário